terça-feira, junho 19, 2007

A arte de dizer as coisas


Aproveito, e com este conto, respondo ao repto lançado pela Amtist...porque a forma como dizemos as coisas definirá sempre a forma como os outros no olham...

"Uma sábia e conhecida história diz que, certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho.
- Que desgraça, senhor! - exclamou o adivinho - Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.
- Mas que insolente! - gritou o sultão enfurecido - Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!
Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites. Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho. Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:
- Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao adivinho. Quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.
- Lembra-te meu amigo - respondeu o adivinho - que tudo depende da maneira de dizer as coisas ... Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra. Que a verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta dúvida. Porém, a forma com que ela é comunicada é que pode provocar grandes problemas. A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta, mas, se a envolvermos em delicada embalagem, e a oferecermos com ternura, certamente será aceita com felicidade. "

5 comentários:

Anónimo disse...

É uma grande verdade minha amiga. Saber dizer as coisas é uma arte, direi mesmo que uma sabedoria, que não está ao alcance de todos. Um beijinho minha amiga.

Anónimo disse...

È mesmo muito importante a forma e a maneira como se empregam as palavras...Neste aspecto já fui muito impulsiva e por vezes dizia coisa que não devia que acabava por magoar.Já a minha mãe me dizia "Antes de abrires a boca pensa duas vezes no que vais dizer!"
Hoje e com a vida aprendi a falar,sem magoar...o dialogo assim até se torna mais fácil.
Faz parte do nosso crescimento interior,da nossa maneira de estar bem com nós próprios.

Beijos na doce magia da Amizade.

Anónimo disse...

Mais importante que a forma como se dizem as coisas, é permitir o diálogo em caso de mal entendidos. Espectáculo de texto querida Iga, como sempre...

Beijos e abracinhos dos nossos :)

igara disse...

Não Ki, levei algum tempo a ponderar, mas definitivamente não! Por vezes, a forma como as coisas são ditas, encerra de vez qualquer tipo de diálogo que pudesse eventualmete existir. O diálogo permite-se quando há alguma coisa que ainda merece a pena manter...quando há algo que ainda vale a pena salvaguardar. Quando assim não é, acabam-se os diálogos, mas, mantém-se a integridade daquilo que se faz palavra. Um beijo Ki... :)

Anónimo disse...

Concordo daí o 'permitir o diálogo' depois o consenso final que lhe subsiste e afirma as palavras e as acções. Besitos :)


P.S. - Temos de ir dissertar uns destes dias... pensa nisso...