quarta-feira, junho 27, 2007

Repto do Amigo Guilherme

Bem, hoje respondo ao repto lançado meu amigo Guilherme (de repente dei-me conta que tenho que seguir uma ordem nos reptos, tantas são as solicitações), que consiste em falar um pouco sobre os últimos livros que li, ou que esteja a ler. Ora, então, decidi fazer um apanhado de alguns livros que me embalaram desde o início deste ano tentando resumi-los o máximo que consiga...

A Conspiração – Dan Brown

Conspiração audaz para lançar o mundo num vórtice de controvérsia. Quando um satélite da NASA descobre um estranho objecto entranhado nas profundezas do gelo do Árctico, a agência espacial vangloria-se de uma vitória de que muito necessita. Uma vitória com profundas repercussões para a política interna da NASA e para a futura eleição presidencial.

A Ilha das Trevas – José Rodrigues dos Santos

Romance onde o real dialoga com a ficção. A história de um Timorense que assiste, juntamente com a família, á saída dos Portugueses de Timor-Leste. Um romance aliado à narrativa histórica que relata de forma intensa a invasão indonésia que teve início em 1975, e que culminou em 1999 com o referendo que trouxe a independência a Timor.

Codex 632 – José Rodrigues dos Santos

Livro que tenta levantar o véu sobre a verdadeira identidade de Cristovão Colombo. Baseado em documentos históricos, transporta-nos para uma viagem no tempo, num jogo de espelhos onde a ilusão disfarça o real para dissimular a verdade.

A Fórmula de Deus – José Rodrigues dos Santos

Prova cientifica da existência de Deus. Livro que se baseia nas ultimas descobertas cientificas nos campos da física, da cosmologia e matemática. Envolve-nos numa viagem até ás origens do tempo, à essência do Universo e ao Sentido da Vida.

Só o Amor é Real – História do encontro de Almas Gémeas – Brian L. Weiss, M.D

História de um casal, que através de várias regressões descobrem a existência de laços que os unem através dos tempos.

“Já aqui estive antes,
Mas como ou quando não sei dizer;
Conheço a relva para lá da porta,
O cheiro doce e penetrante,
O som sussurrante, as luzes junto à costa.
Já antes foste minha-
Há quanto tempo, não sei dizer:
Mas no momento em que o voo daquela andorinha
O teu pescoço curvou assim,
Algum véu caiu,- soube tudo dos tempos antigos”

O Corpo – Richard Ben Sapir

Numa escavação rotineira em Jerusalém, encontra-se um esqueleto com estranhas marcas alaranjadas de oxidação, indicativas de ter sido crucificado. Uma placa de argila sobre o corpo, ostentava a inscrição “Rei dos Judeus” em aramaico. Mergulha-se de imediato na excitação do que é impensável, inacreditável, do acontecimento que simplesmente, não podia ter acontecido.

O Mito de Camões em Itália – Henrique de Almeida Chaves

Seguindo o rasto nas bibliotecas de toda a Europa, mas especialmente nas Italianas, desde Marciana de Veneza à do Conservatório Nacional de Santa Cecília em Roma, desde Nápoles até Florença, Bolonha e Génova, coligiu e fotocopiou documentos realizando um trabalho de estudo de comparística de que hoje, no clima de unidade europeia, se começa, mesmo em Itália, a sentir falta.


Para terminar, agora terei que nomear 5 blogs, o que me parece uma tarefa complicada. Sendo assim, tchaaaaannnn tchannnnnnn tchannnnnnnn, the nominees are:
Amstist - com um beijo na doce ternura da amizade :)
Eternidade num Momento - Com alguma curiosidade confessa :)
Reinvenção - Porque gosto da forma como ela encara estes reptos :)

e peço desculpas por só nomear estes blogs, mas de momento três parece-me um nome místico de levar em linha de conta! :)

Para ti, Guilherme, muitos beijos embrulhados nos meus abracinho!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Já desembrulhei os beijos e retribuos, espero que tão bem embrulhados comos os teus. Agora, tal como prometi, podes passar de novo pelas "Coisas do Gui", porque tens lá mais uma surpresa. É mais que merecida pela pessoa linda que és e que tão bem sabes espelhar neste teu magnífico blog. Gosto muito ti, tu sabes.

Anónimo disse...

Olá Índia mai linda, nomeei-te no Trampolim como uma das 7 Maravilhas da Blogoesfera.


Beijinhos e abracinhos com muitas r.p.m.

Anónimo disse...

Aiiiii, este não vai ser facil de responder, vou ler todos de enfiada e misturar os argumentos, pelo menos vai ser original:)))

Beijo Igara, não me canso de gostar de ti desta forma descabida:))))